quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HISTÓRICO DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES

OLHO D’´GUA DO BORGES – Foi fundado em 1703 por Domingos Borges de Abreu. Nas terras do fundador,, registrou-se a fixação de moradores na região. Foi a partir dessa propriedade rural, situada às margens do riacho Olho d'Água, que surgiu o povoado denominado naturalmente Olho d'Água do Borges, numa referência direta ao riacho que banha as terras da região e ao morador pioneiro da localidade.

Em 1840, a povoação estava em processo de organização, com a antiga propriedade sendo ampliada e cultivada pelos herdeiros, e a conclusão da Capela de Nossa Senhora da Conceição em 2 de novembro do mesmo ano, foi outro marco importante para o desenvolvimento do território.

A Povoação conquistou a condição de distrito em 31 de dezembro de 1938. Através da Lei nº 2749, de 8 de maio de 1962 obteve sua emancipação política, desmembrando-se do município Almino Afonso, o qual foi instalado no dia 8 de maio de 1964, quando nessa data o senhor Mário Solano de Moura, depois de ter sido nomeado prefeito interino pelo então governador Aluízio Alves, tomou posse e instalou a prefeitura municipal, o qual esteve no cargo até 31 de janeiro de 1965, passando o cargo para o senhor Antonio Carlos Paiva, primeiro prefeito constitucional, eleito em 25 de janeiro de 1965. Com 146 km², equivalente a 0,27% sobre o Rio Grande do Norte. Fica localizado na microrregião de Umarizal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs